Italiano English Português Français

O presente da esperança

Ajudemos o homem de nosso tempo a "trazer à tona" a esperança adormecida ...

de Rosanna Tabasso

 

Quando o Senhor pensou sobre isso, ele nos confiou a esperança como seu presente para viver em nosso tempo. Nós o descobrimos na década de 1980, quando a Itália foi devastada pela violência do terrorismo. Havia quem gritasse, quem demonstrasse, houve seqüestros, assassinatos e o presságio de um projeto oculto que poderia mudar a vida da nação para sempre. Reunimo-nos nas praças de Turim e escolhemos o silêncio, a oração, de onde emergia uma serenidade profunda e confiante, a esperança que nos ajudou a olhar adiante. As pessoas nos observaram e confirmaram essa característica: "Sempre pronto para responder a qualquer pessoa que lhe perguntar o motivo da esperança que existe em você" (1Pt 3,15). Não era farinha do saco, nem julgamento superficial, mas um sentimento do qual éramos apenas um instrumento. Entendemos que a esperança é um presente de Deus, que é dado a quem busca respostas e não pode encontrá-las em si.

É o presente que é dado aos humildes de coração nas Escrituras. Criaturas que vivem o vínculo com Deus não para propiciá-lo, mas como a essência de suas vidas diárias: trabalho, família, serviço, dificuldades e grandes provações da vida, tudo é para eles um encontro com Ele. Essas pessoas comunicam esperança porque vivem com Deus. Quem os aborda aprende a "trazer a esperança adormecida em seus corações". João Paulo II nos confirmou esse mandato em 1978. Quem vive assim descobre uma dimensão de esperança que poucos têm a coragem de enfrentar: o mistério do Reino de Deus que avança e alcançará sua realização. Estamos familiarizados com Deus, que se torna um de nós, conosco, muito menos com sua promessa de nos fazer semelhantes a Ele, nEle. No entanto, é a maior promessa: o Senhor, ressuscitado e vivo, voltará para realizar seu Reino. e será para a eternidade. As comunidades cristãs dos primeiros séculos viveram esperando sua vinda e, muitas vezes, invocando-o: "Venha, Senhor Jesus!". Não era uma maneira de dizer, eles sentiam a precariedade de suas vidas, sabiam que não eram suficientes para si mesmos, eram perseguidos pela fé ... A expectativa da volta de Cristo, a plenitude de seu Reino, onde os pobres são abençoados, onde os que choram são consolados, onde os perseguidos recebem a recompensa (Mt 5), onde "o amor e a verdade se encontrarão, a justiça e a paz se beijarão" (Sl 85,11) nutriu a esperança das gerações ao longo da história da salvação.

E o que isso nos diz? Nós, modernos, estamos longe dessa expectativa: por que procurar algo que não sabemos a natureza, se já estamos satisfeitos? Apenas o sofrimento e a inevitável experiência da morte nos abalam, mas somos momentos em que tentamos nos afastar rapidamente e depois voltamos a viver. Momentos em que freqüentemente, em vez de nos abrirmos para a esperança do já e ainda não, nos rebelamos contra Deus: por que você permitiu essa dor, essa calúnia, essa morte injusta, porque você é Deus? Por que você não intervém? Muitas vezes, nós, cristãos, somos os mais distantes da esperança, aqueles que se sentem traídos por não terem recebido uma resposta às suas orações, os mais surdos à palavra "Bendito seja você quando ...", os mais estranhos à espera. Evidentemente, não devemos cair na indiferença em relação ao presente, refugiando-nos numa espera passiva pelo que será, mas também não perdendo o sentido diário e laboral de esperar. Deus nos deu os recursos necessários para subjugar a terra, mas nada nos pertence e tudo está em formação. A esperança é a resposta de Deus ao que ainda não vemos, não temos, não entendemos. À custa do progresso de que éramos os criadores, os tempos em que vivemos não nos oferecem mais tranqüilidade ou certezas. É hora de voltarmos a Deus de todo o coração e começar a esperar novamente pelo que não vemos. Talvez a invocação do Apocalipse, “Venha, Senhor Jesus!” Se torne mais familiar para nós. (Ap 22,20).

O site utiliza cookies para fornecer serviços que melhoram a experiência de navegação dos usuários. Como usamos cookies

Ok